Seja Bem vindo ao site da Vero RH
São Paulo - SP Olimpia - SP Campinas - SP Mogi das Cruzes - SP Porto Alegre - RS

O desafio de contratar, desenvolver e reter os estagiários

O desafio de contratar, desenvolver e reter os estagiários

Por: Vero - 29 de Abril de 2024

O desafio de contratar, desenvolver e reter os estagiários

A contratação de estagiários sempre foi associada à inovação, criatividade e economia de custos. No entanto, esse processo também apresenta desafios, especialmente no desenvolvimento e acompanhamento desses profissionais para garantir uma experiência satisfatória alinhada aos objetivos da empresa.

Ao contratar estagiários, muitas empresas temem a falta de experiência, mas as vantagens superam esse receio. Desde o onboarding, é crucial proporcionar uma introdução especial, considerando que muitos estagiários estão ingressando no mercado de trabalho pela primeira vez.

Como sua empresa pode superar esses desafios? É o que você vai saber no texto a seguir.

Contratar estagiários: vantagens e estratégias

VeroRH

A contratação de estagiários é uma prática que pode trazer benefícios significativos para as empresas. Um dos postos-chave é o aspecto financeiro: de acordo com a Lei 11.788/2008, os estagiários não têm vínculo empregatício, o que reduz os encargos trabalhistas, tornando esse modelo de contratação economicamente vantajoso.

Além disso, os programas de estágio permitem a entrada de jovens talentos no mercado de trabalho. Estes profissionais em formação trazem consigo ideias frescas e soluções inovadoras, motivados a se destacarem na empresa, revitalizando equipes e incentivando a atualização dos profissionais mais experientes.

Os estagiários também oferecem suporte aos funcionários efetivos, realizando tarefas mais simples e permitindo que estes se concentrem em atividades mais complexas e estratégicas.

Os programas de estágio também podem ser um diferencial competitivo, pois permitem identificar profissionais alinhados com as expectativas do negócio, moldados à cultura organizacional e com potencial para se tornarem futuros líderes.

Para atrair os melhores talentos, as empresas precisam alinhar os programas de estágio com sua estratégia corporativa, considerando as necessidades do negócio e definindo claramente o perfil desejado. É essencial estabelecer as habilidades e competências necessárias, bem como requisitos específicos, como domínio de idiomas estrangeiros.

No entanto, é importante entender que os estagiários são talentos em desenvolvimento e requerem investimento de tempo e recursos. Portanto, é fundamental estruturar programas de estágio que ofereçam uma visão clara da empresa durante o processo seletivo, acompanhamento eficaz e oportunidades de crescimento após a contratação. Isso aumenta a probabilidade de desenvolver e reter os melhores talentos a longo prazo.

Como contratar estagiários de maneira eficaz?

VeroRH

Para garantir que a contratação de estagiários seja bem-sucedida e propicie futuras permanências na empresa, a área de Recursos Humanos deve estar atenta a diversos aspectos ao longo do processo seletivo. Aqui estão alguns:

1. Mapear instituições de ensino

Identifique faculdades com cursos na área que pretende contratar. Ao direcionar a divulgação das vagas de estágio para as instituições, a empresa aumenta suas chances de contratar.

2. Valorizar atividades acadêmicas

Candidatos envolvidos em atividades acadêmicas, como diretórios acadêmicos, empresas juniores e voluntariado, geralmente demonstram maior engajamento e proatividade, sendo mais propensos a buscar novas experiências, o que é altamente relevante no contexto profissional.

3. Considerar experiência em iniciação científica

A participação em projetos de iniciação científica pode ser indicativa de habilidades como lidar com prazos e responsabilidades, além de contribuir com ideias relevantes para aumentar a competitividade da empresa.

4. Ampliar canais de divulgação

Divulgue as vagas de estágio não apenas no site da empresa, mas também em faculdades, sites especializados em contratação de estagiários e redes sociais para atrair um maior número de candidatos e os melhores talentos.

5. Alinhar expectativas

Durante o processo seletivo, é essencial comunicar claramente os valores organizacionais, os detalhes da vaga, a remuneração, as possibilidades de crescimento e desenvolvimento profissional. Isso facilita o alinhamento de expectativas entre empresa e candidato, evitando contratações inadequadas.

6. Avaliar características comportamentais

Além das habilidades técnicas, analise as características comportamentais dos candidatos. Entrevistas individuais, dinâmicas de grupo e outras atividades podem ajudar a identificar competências como trabalho sob pressão, habilidades de comunicação e trabalho em equipe.

7. Terceirizar o recrutamento de estagiários

Selecionar novos estagiários demanda tempo e dedicação, o que pode representar um custo significativo para as empresas. Por isso, a terceirização do serviço para empresas especializadas em recrutamento e seleção tem se tornado uma opção cada vez mais vantajosa.

No entanto, muitos não percebem que os benefícios vão além disso. Ao optar por esse serviço, as empresas garantem um processo de contratação mais eficiente, resultando na escolha do candidato ideal.

8. Oferecer oportunidades de crescimento

Assim como os profissionais mais experientes, estagiários talentosos buscam desafios e oportunidades de aprendizado. Portanto, ofereça treinamentos, benefícios e plano de carreira, destacando esses aspectos na descrição da vaga para atrair estudantes com grande potencial.

Ao seguir essas diretrizes, as empresas podem aumentar suas chances de contratar estagiários com alto potencial de contribuição e crescimento dentro da organização.

Contratação de estagiários: benefícios de terceirizar com a VeroRH

Você está pensando em terceirizar a contratação de estagiários em sua empresa? Deixe a tarefa de recrutamento, seleção e administração de estagiários nas mãos da VeroRH e aumente a produtividade do seu departamento de Recursos Humanos.

Buscamos talentos para estágios que podem se integrar ao quadro permanente da sua empresa. Também oferecemos serviços de administração do contrato de estágio.

Com a terceirização da contratação de estagiários pela VeroRH, sua empresa se beneficia de:

1. Redução do tempo de contratação

Nosso banco de dados abriga informações de muitos candidatos em busca de oportunidades. Assim, conseguimos encontrar rapidamente os que se encaixam no perfil desejado, além de usar técnicas assertivas para localizar talentos em um curto período.

2. Seleção dos melhores candidatos

Nossos recrutadores dedicam tempo para uma pesquisa avançada, buscando informações além do currículo para encontrar os melhores candidatos disponíveis. Oferecemos opções de candidatos com grande potencial.

3. Economia

Ao terceirizar esse serviço, sua empresa economiza tempo e recursos, poupando seus colaboradores de dedicarem-se exclusivamente ao processo de contratação. Além disso, garantimos que o estagiário contratado esteja apto para a vaga, oferecendo um excelente custo-benefício.

4. Suporte ao RH de sua empresa

Para empresas com departamento de RH dedicado à contratação de estagiários, oferecemos suporte na triagem de candidatos, permitindo que o RH interno realize o processo de seleção com candidatos qualificados.

Na hora de selecionar seu próximo estagiário, conte com a VeroRH para obter tranquilidade e segurança no processo. Entre em contato com a gente para mais informações sobre nossos serviços.

VeroRH