Quais as melhores estratégias para diminuir turnover?


Para diminuir turnover no seu negócio, mantendo a taxa sempre abaixo dos 5%, existem algumas estratégias que são primordiais. Conheça as 7 mais relevantes:


Aprimore o processo seletivo

Quanto mais criterioso for o processo seletivo da empresa, maior a chance de contratar funcionários realmente qualificados para as funções e que desejam crescer dentro da organização.


Aposte em soluções que automatizam a filtragem de candidatos e os avaliam por meio de diversas ferramentas, como a análise do perfil comportamental.


Terceirizar o processo seletivo com uma boa empresa de recursos humanos, também é uma boa aposta.


Essas organizações têm faro apurado para contratações adequadas ao perfil da empresa, ajudando a diminuir turnover.


Desenvolva e incentive o plano de carreira

Um plano de carreira consistente significa um planejamento realizado de maneira equilibrada, levando em conta os interesses da empresa e os objetivos profissionais do funcionário, em um intervalo de tempo pré-estabelecido.


Além de diminuir turnover, o plano de carreira é uma oportunidade de crescimento para os colaboradores.


Dessa forma, é possível que o colaborador perceba o valor que ele tem para a empresa e fique cada vez mais motivado a conquistar melhores resultados — levando em conta suas possibilidades de promoção e bônus.


Invista no treinamento dos seus funcionários


Investir em capacitação, tanto técnica quanto comportamental, potencializa a qualidade e a produtividade do colaborador, o que é fundamental para diminuir turnover.


Quando a empresa oferece mais embasamento para que o profissional desenvolva o seu trabalho, os resultados tendem a melhorar. Além disso, o funcionário sente-se mais valorizado.


Crie uma cultura de feedback


Implantar e incentivar a cultura do feedback é uma prática vital para todas as empresas.


O feedback emitido pelos gestores permite que os colaboradores conheçam os seus pontos positivos e negativos e, assim, busquem o aprimoramento de suas atividades.


O feedback dá mais segurança no exercícios das atividades, auxiliando a diminuir turnover.


Ofereça benefícios


Não é só o dinheiro que constrói a satisfação do colaborador com a empresa. É fundamental oferecer outros tipos de benefícios para fortalecer a relação entre funcionário e organização e, assim, diminuir turnover.


Estude a flexibilização do horário de trabalho, parcerias com instituições que favoreçam a qualidade de vida (academia, teatro, livrarias), promova confraternizações e mais.


Esses benefícios costumam aumentar a sensação de bem-estar dos colaboradores. Essa é uma maneira natural de diminuir turnover!


Faça avaliações de desempenho, pesquisas de clima e de satisfação.

A avaliação de desempenho é um procedimento adotado por empresas para mensurar o desempenho e comportamento de seus colaboradores, levando em conta alguns critérios.


Essa é uma ferramenta muito útil para diminuir turnover, já que promove o autoconhecimento do profissional e consequente aperfeiçoamento das suas funções.


Além disso, para os gestores, é uma ferramenta que permite uma orientação mais assertiva em relação ao desenvolvimento e o relacionamento com a equipe.


Hoje já existem softwares que fornecem esquemas de avaliação de desempenho para empresas, como o Software Avaliação, facilitando a comunicação entre gestores e colaboradores.


A pesquisa de clima e a pesquisa de satisfação são excelentes recursos para avaliar a percepção dos seus colaboradores quanto aos processos da empresa, bem como seu nível de motivação.


Assim, é possível identificar mais facilmente os pontos falhos na gestão e agir de forma a saná-los, para diminuir turnover.


Invista na qualidade de vida no trabalho


Equipamentos que funcionam bem, boas condições de higiene e segurança influenciam a maneira como o funcionário percebe o ambiente de trabalho.


Para aliviar a rotina desgastante de trabalho, é essencial que a empresa se comprometa a oferecer um local de trabalho confortável e com boas condições para executar as atividades. Oferecer o melhor para o funcionário é o caminho ideal para diminuir turnover!


Diminuir turnover é um objetivo que todos os gestores precisam seguir para manter a saúde organizacional.


Avaliando a taxa de turnover, é possível constatar diversos problemas que podem estar afetando diretamente os resultados da empresa.


Agora que você já entende quais são as melhores estratégias para diminuir turnover na empresa, aprenda a aumentar a satisfação dos seus clientes no atendimento com a gamificação.


Fonte: https://blog.deskmanager.com.br/diminuir-turnover/


8 visualizações0 comentário